Episódio 4: Cozinhando e Conversando faz um brinde à gratidão da vida


Em clima de virada de ano, confira o 4º episódio do Cozinhando e Conversando, comandado pelas integrantes do movimento Geração Xmais Célia e Liliane Longman.
Ano Novo: começamos brindando a gratidão da vida! (Por Liliane Longman)
Não poderia ser diferente. Vou filosofar com nosso Cozinhando e Conversando, definindo-o como espaço terapêutico de brincar. Em todas as casas onde morei, na cozinha, sempre havia uma mesa, onde sentávamos para comer, cozinhar e falar sobre coisas inúteis, dramas e momentos de felicidades.
Aqui, Cozinhando e Conversando, eu e Célia, nos inspiramos no sentimento de unir o cozinhar com a poesia, e o brincar com coisas sérias.
Numa crônica, falando das qualidades de Deus (não lembro o autor), dizia que Ele fazia verdadeiros banquetes, para unir os homens cozinhando e fazendo poesia. Que bela imagem! Pois é isso que acontece: a cozinha nos faz sentir perto do Paraíso.
Cada prato pode ter uma beleza e aroma que nos leva a outro lugar. Não são todos que sentem. Assim como na comida, a poesia também, para alguns não tem cheiros nem sentimentos. Pode apenas ser lida e ouvida, sem tempero, sem tesão, como um edital de concurso.
Na nossa idade, em tempo de pandemia, precisamos, não só criar novos desafios e significados, mas também brincar. Cozinhar é dos melhores brinquedos que podemos inventar. Não chega pronto. Cada panela e receita é um desafio, uma química diferente. Nos sentimos brincando de panelinhas, fazendo sucos de folha de limão para vender na calçada.
Especialmente, nesse ano que estar por se iniciar, queremos convidar a todos a brincar de cozinhar e ouvir poesias. Acreditamos que todos irão gostar, até os mais resistentes.
Nós, dessa Geração Xmais, precisamos sempre refletir a poeta Adélia Prado, quando fez 40 anos: “…não quero a faca e o queijo na mão. Quero à fome!”. A fome dos desejos não realizados, dos desafios impossíveis, dos novos propósitos.
Viver sem medo de errar, valorizar as coisas simples com alegria e agregar amigos em torno da cozinha (depois da vacina); é a nossa melhor receita para 2021.