Maioria dos idosos que usa internet no Brasil se conecta exclusivamente pelo celular


Levantamento mostra que 65% dos idosos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo telefone celular (Foto: Freepik/Banco de Imagens)
Divulgada recentemente, a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que 58% dos brasileiros acessavam a internet exclusivamente pelo telefone celular em 2019. Além disso, o estudo mostrou que a conexão estava disponível para 74% da população, o que correspondia a 134 milhões de pessoas, e em 71% dos lares no Brasil. Em relação à faixa etária, um dado chama a nossa atenção: os internautas adolescentes e idosos são os que mais usam exclusivamente o celular, com 65%. Na faixa intermediária, de 16 a 59 anos, esse percentual foi menor, de 56%.
Essa pesquisa é mais uma, entre tantas, que ilustram como tem aumentado o uso das ferramentas tecnológicas pelos idosos, especialmente através dos smartphones. Além de facilitar o dia a dia e servir como um elo de socialização, principalmente neste momento de distanciamento social imposto pela covid-19, o smartphone pode ajudar os idosos a preservar funções cognitivas, melhorar a memória, a aumentar a velocidade de resposta, o raciocínio, a resolução de problemas e a atenção. Para isso, é preciso fazer uso adequado e seguro do dispositivo.
Dessa maneira, ampliar o acesso digital, promovendo educação e socialização, pode elevar a qualidade de vida da população idosa. A inclusão do idoso, neste universo, também favorece a comunicação com família e amigos, como também torna esse público mais independente e autônomo.
