Vamos de filme? Confira nossa resenha sobre ‘A Odisseia dos Tolos’

Liliane Longman Por Liliane Longman

O filme 'A Odisseia dos Tolos' parte de uma história simples e situações verossímeis, além de conseguir nos emocionar (Foto: Reprodução/Internet)

Geral, publicado em 22/12/2019

Vamos aqui destacar e comentar ótimos, excelentes e bons filmes. Recomendaria os que vi: Ford vs. Ferrari e A Odisseia dos Tolos. Não dá para ficar em casa vendo séries e filmes na TV. Corram para o cinema e, se possível, façam duas sessões no mesmo dia.

Contudo, elegi o filme argentino A Odisseia dos Tolos, do mesmo diretor de Um Conto Chinês, por partir de uma história simples, situações verossímeis e por conseguir nos emocionar.

Na Odisseia dos Tolos, Ricardo Darin representa um homem de meia idade que resolve, ao lado dos amigos da sua pequena cidade, comprar silos abandonados para fazer uma cooperativa. Supomos que o filme se passa no ano de 2001, durante a crise econômica definida como o corralito, em que alguns corruptos, por terem influência e informação sigilosa, apropriam-se, junto ao governo, da poupança da população.

Cena do filme ‘A Odisseia dos Tolos’ (Foto: Reprodução/Internet)

É um drama/comédia que brilha pelo despertar de um grupo, que recebe um golpe, perdendo todo o dinheiro arrecadado. Não deixa de ser um breve retrato 3×4 da nossa vizinha Argentina. O grupo lesado arma um plano e resolve resgatar o dinheiro e o sonho. Fazer uma leitura literal seria dizer que fizeram justiça com as próprias mãos ou que deveriam lutar contra os governos corruptos junto com toda a nação.

Penso que a simplicidade do filme e da história está nas pessoas. Só elas podem se reerguer e não deixar perder a esperança. A esperança é nossa razão para viver e também morrer. Não as multidões, mas os que vivem na simplicidade da beleza e generosidade da vida.

Compartilhe

Comentários