Cozinhando e conversando: uma forma afetuosa de aprender receitas

Geração Xmais Por Geração Xmais

Liliane e Célia Longman pilotam o fogão no primeiro episódio do Cozinhando e Conversando

Geral, publicado em 4/12/2020

A nossa Geração Xmais inova com mais uma proposta afetuosa: o projeto Cozinhando e Conversando, comandado pelas integrantes do movimento Célia e Liliane Longman. Em cada vídeo, elas ensinam delícias da culinária que apreciam e conversam sobre receitas, ingredientes e utensílios que não podem faltar na cozinha e numa mesa posta. Ah, e claro: elas também contam com Romero Longman (marido de Célia), que traz ótimas dicas sobre vinhos, e Sérgio Longman (marido de Liliane), que ergue um brinde a cada palavra recitada. Vamos assistir ao primeiro episódio? Sejam todos bem-vindos!

Cozinhando e Conversando (Por Liliane Longman)

Hoje na mesa cortando cebolas, eu e minha comadre Célia, conseguíamos chorar e ao mesmo tempo prosear sobre essa sua bela ideia do Cozinhando e Conversando.

Confesso que foi uma surpresa: poder estarmos juntas online, nesse momento de pandemia, compartilhando os prazeres da boa cozinha, das memórias dos nossos 68 anos e mais ainda, com Sergio e Romero, cúmplices de nossas bodas de ouro em 2021.

Cozinhar sempre agrega, dá muito prazer para quem faz e para quem saboreia e valoriza amizades e famílias. Acredito mesmo que não existe uma receita única, existem cozinheiras e cozinheiros fazendo alquimias, feitiçarias em cada panela que ferve.

Eu nunca faço o Caruru de minha avó da mesma maneira, nem Célia seu famoso arroz de povo: depende de quem vai comer, do que vamos celebrar, do tamanho da festa e, principalmente do que vamos revelar nas mexidas da panela. Ali, temperamos com todos nossos segredos e alegrias.

Concordamos as duas, em assumir esse desafio de fazer uma cozinha com a vulnerabilidade das receitas e com a paciência do fogo baixo. Uma cozinha sem truques, sem ensaios, sem modelos espetaculares. Nisso, acreditamos que a vida e a cozinha se misturam improvisando, refazendo, testando e sempre recomeçando. Tudo depende do agora. Esse é o maior mistério da cozinha e da vida. O importante é se emocionar produzindo delícias e felicidades. Cozinhar e Conversar é conceito de DELICIDADE!

Compartilhe

Comentários